â­  Voltar

🍽️ 6 erros que cometes a lavar a loiça

Post image cap

9 de Setembro de 2022

Lavar a loiça é das atividades que mais fazemos, no que toca às tarefas domésticas. Embora estejamos tão habituados a fazê-la, mesmo assim temos hábitos que prejudicam a lavagem da loiça. Evita estas 6 coisas para teres a loiça sempre impecável!

Não limpar a máquina

É fácil esquecermo-nos de limpar a máquina da loiça, mas é essencial, especialmente se for usada com frequência. Garante que manténs o filtro da máquina limpo e sem restos de comida e que o depósito do sal está cheio. Mensalmente, faz um ciclo de lavagem sem loiça, com um produto específico para limpeza da máquina.

Usar só o esfregão

Se tens uma das esponjas clássicas com um lado macio e outro mais abrasivo, mas só usas o lado do esfregão, podes estar a danificar a tua loiça. O lado do esfregão deve ser usado para tirar nódoas e manchas mais difíceis e a face mais macia para a loiça mais delicada, como copos e frigideiras.

Não trocar a esponja

Se a esponja não estiver limpa, como vai lavar a loiça? Estes acessórios de limpeza, por reterem muita água, são ideais para a formação de microrganismos. Deves substituir esta esponja idealmente uma vez por mês para evitar a propagação de bactérias.

Não desligar a água

Este é um hábito péssimo para o ambiente e para a conta da água também. Não é necessário deixar água a correr enquanto se lava a loiça, deves primeiro retirar todos os resíduos e ensaboar uma boa parte das peças, para depois serem passadas por água todas ao mesmo tempo.

Não separar os talheres

Quando colocas talheres na máquina, deves agrupá-los dentro do cesto. Isto vai facilitar muito mais na hora de arrumar a loiça. Normalmente os cestos para talheres têm divisões. Junta em cada uma um tipo diferente: numa todos os garfos, em outra todas as facas e assim sucessivamente.

Usar água fria

A água quente é um dos maiores aliados para retirar nódoas e sujidade. E ao lavar a loiça facilita imenso o processo! Se não conseguires aguentar altas temperaturas, podes dar luvas de borracha. Para nódoas mais difíceis, deixa a loiça de molho em água a ferver com um pouco de detergente e lavá-a mais tarde.

Sabemos que uma casa dá muito trabalho… Por isso temos disponíveis mais de 150 serviços a preço fixo para te ajudar no teu dia-a-dia. Faz download da app OSCAR e agenda o teu serviço.