â­  Voltar

🖼️ Aprende a fazer mosaicos

Post image cap

9 de Maio de 2022

O verão está mesmo a chegar e temos a ideia perfeita para dares um novo ar à tua casa. Vais precisar de alguns materiais mas garantimos que vai ser um projeto relaxante e que vai valer a pena!

Quando ouves falar em mosaicos provavelmente pensas numa tarefas muito demorada e complicada, mas não tem de ser assim. Podes usá-los para uma mudança pequena e simples ou investir num grande projeto.

Existem kits com algumas ferramentas, em que as peças já estão prontas para utilizar. Se quiseres algo ainda mais personalizado compra azulejos do tamanho e cor que desejares e divídios mais tarde, usando um alicate apropriado, para garantir que ficam com as medidas correctas.

Dependendo do objeto e material com que estás a trabalhar, escolhe a forma para os teus mosaicos e a melhor cola para os fixares à superfície em questão. Antes de começares a colar, planeia a disposição das diferentes cores e formas. Para facilitar e evitar erros, faz um esboço em papel e copia-o para a superfície que queres decorar. Assim só tens de seguir o desenho!

Coloca cola individualmente em cada mosaico e cola-o à superfície. Depois de todos os mosaicos estarem colados é necessário preencher os espaços entre eles, para isso deves utilizar argamassa com cor e textura à tua escolha. Com uma luva ou espátula, espalha a argamassa na tua peça.

Não te preocupes se sujares os mosaicos, porque vão ser limpos no final. Quando terminares, basta passares uma esponja húmida para remover o excesso de massa. Este passo tem de ser feito com a argamassa ainda molhada senão, depois de secar, não a vais conseguir limpar da superfície dos azulejos com tanta facilidade.

Garante que a cola dos mosaicos seca durante 24 horas antes de aplicares a argamassa e o mesmo entre a argamassa e algum verniz que coloques no fim.

No final, se quiseres adicionar brilho, basta envernizar!

Podes usar esta técnica em molduras, vasos, mesas, quadros e muito mais! Se tiveres um projeto maior em mente, as paredes ou chão com mosaicos em casa-de-banho é uma ótima escolha.

Se precisares de ajuda, pede um serviço personalizado na app.