â­  Voltar

🛋️ Guia de limpeza de sofás, colchões e tapetes

Post image cap

18 de Junho de 2022

As nossas casas estão recheadas de coisas essenciais ao nosso dia-a-dia. Coisas essas que inevitavelmente requerem limpeza e manutenção ao longo do tempo. A cada seis meses deves fazer uma limpeza profunda por toda a casa para evitar momentos de “quando fui a última vez que limpei isto?”. Estabelece duas alturas do ano para fazer uma revisão completa e fazer aquelas tarefas que tanto gostamos de adiar, como limpar os roupeiros, lavar peças sazonais a seco e organizar as gavetas.

Para te ajudar nestas tarefas, deixamos-te este guia de limpeza para sofás, colchões e tapetes.

Sofás

Manter o sofá limpo é importantíssimo para o manter bonito. Pelo menos uma vez por semana deves aspirar, para retirar a sujidade e pó superficiais do uso diário. Para uma limpeza mais profunda em sofás de tecido, normalmente mais difíceis de limpar, retira primeiro as capas das almofadas e lava-as. Verifica as instruções de lavagem antes de colocar na máquina. Depois de todas as almofadas retiradas, aspira o sofá na totalidade.

Para o tecido que não se pode retirar, usa uma mistura de vinagre branco e água morna, com uma esponja macia ou um pano. Limpa o sofá de cima para baixo e retira o excesso de humidade com um pano seco. Para manchas, podes usar vinagre ou detergente da loiça. 

Também podes fazer uma limpeza a seco. Polvilha bicarbonato de sódio e amido de milho no sofá, deixa repousar durante 12 horas e aspira. Os pós vão absorver a sujidade que é toda aspirada no final. 

Colchões

Além da limpeza, em muitos casos, virar o colchão pelo menos duas vezes ao ano também é uma parte importante da sua manutenção. Os colchões que se podem virar são simétricos, com as duas faces iguais e muitas vezes com etiquetas para distinguir os dois lados. Os que não podem ser virados têm uma das faces muito fina e devem apenas ser girados.

Aspirar é sempre o primeiro a fazer. Utiliza a cabeça do aspirador semelhante a uma escova, no programa mais suave. Também aqui podes fazer a limpeza a seco, com bicarbonato e amido. Para o remover, podes usar uma escova ou novamente o aspirador, numa velocidade baixa. Mantém o quarto arejado e sem humidade e o teu colchão vai durar anos!

Tapetes

A limpeza frequente é essencial para evitar que o tecido absorva poeiras ou nódoas. Alguns tapetes podem ser lavados na máquina, mas deves verificar sempre antes. Sempre que puderes, sacode o tapete antes de lavar. A limpeza a seco, que podes fazer em casa, é a melhor solução. 

Prefere ingredientes mais caseiros para não danificar o tecido. Podes misturar vinagre com sabão ou detergente suave diluído em água, para zonas mais sujas. Com um pano, aplica a mistura no tapete com cuidado e depois retira com um pano húmido. Para tapetes mais felpudos, dilui amaciador para roupa em água e repete o processo anterior.

Sem tempo para limpezas profundas? Nós ajudamos-te a limpar sofás, colchões e tapetes. Os nossos técnicos eliminam nódoas, ácaros e bactérias, recorrendo a equipamentos de injeção e extração de água. Depois só tens de esperar algumas horas para secar e as tuas peças estão como novas! Podes pedir estes serviços para sofá com até 5 lugares, tapetes e colchões de solteiro e casal.

DESCARREGA A APP

Obtém acesso a todos os serviços, acompanha o teu OSCAR em tempo real e muito mais!