â­  Voltar

🍽️ Lava a loiça como um expert

Post image cap

6 de Abril de 2022

Chegar a casa depois de um dia de trabalho, acabar de jantar e ainda ter de lavar a loiça é uma sensação que, por mais que se torne um hábito, nunca deixa de ser aborrecido. Para tornar esta tarefa mais fácil, deixamos-te um guia de lavagem de loiça para te tornares num pro a lavar pratos! 💪

Organiza o teu espaço

Começa por retirar todos os restos de comida e a maior parte da gordura da tua loiça. Se usares óleo em grandes quantidades, como por exemplo para fritar batatas, coloca-o numa garrafa para reciclar. Nunca deites óleo no ralo, já que polui não só a água como o solo, as estruturas públicas e agrava o aquecimento global.

Coloca toda a loiça suja perto de ti e ordena as peças das maiores para as mais pequenas.

Se tiveres espaço na tua bancada, aproveita para organizar a loiça já lavada. Desta forma, terás mais espaço no lavatório para fazer a lavagem e ao mesmo tempo evitas a desorganização que normalmente acaba com um copo partido 😅.

Prepara a esponja

Para não teres de repor o detergente na tua esponja vezes sem conta, podes preparar uma pequena taça para poderes molhar a esponja à medida que vais precisando. Assim poupas tempo e detergente! Podes deixar água correr para a taça, mas não coloques nada lá. Garante que esse é o sítio limpo para a tua esponja.

Depois de preparares a tua esponja ou escova com o teu detergente de escolha, verifica se as peças mais sujas precisam de ficar de molho. Se for o caso, coloca água quente e dilui algumas gotas de detergente. Estas loiças devem ser as últimas a serem lavadas.

Começa a lavar

Começa por lavar os talheres e utensílios mais pequenos, depois objetos médios como pratos, copos e tigelas e termina com os tachos, travessas ou frigideiras. Estas costumam ser as peças mais sujas e mais difíceis de lavar. Deixá-las para o fim não só dá tempo para as colocar de molho e deixar o produto atuar, como também evitas que a loiça fique menos suja.

Em alternativa, podes encher o lavatório com água quente, diluir algum detergente e ir colocando a loiça à medida que avanças. Assim a lavagem torna-se mais fácil e rápida, uma vez que a água quente desfaz a gordura.

Está feito!

Quando terminares de lavar tudo, é só passar por água, pôr a secar e deixar o tempo fazer o seu trabalho. Não te esqueças de lavar também o lavatório e se tiveres “tampas de ralo”, retira e deita fora quaisquer restos de comida.

Sabias que serviço de limpeza profunda para casa inclui lavagem de loiça? Consulta o preço e pede já na app OSCAR!