Gostavas de produzir menos lixo e fazer escolhas mais conscientes e acertadas? Há tanta informação sobre este tema que, por vezes, pode tornar-se confuso e contraditório. Para facilitar devemos perceber quais os novos hábitos que devemos adoptar que fazem realmente a diferença para preservar o ambiente.Â
Deixamos-te um guia com 6 trocas sustentáveis e simples para aplicares na tua rotina.
Antes de começar, o primeiro passo é sempre recusar, quer seja receber ou comprar coisas. Calma, não estamos a falar de extremos, mas recusar coisas como guardanapos extra, palhinhas, ou molhos que não gostamos ajudam poupar recursos que podem ser úteis para outras pessoas.
1. Evitar descartáveis
Tudo o que seja de uso único é um gasto desnecessário, já que o impacto ambiental é grande e o tempo de uso é curto. Claro que muitas vezes é impossÃvel evitar este consumo. Alguns hábitos simples como levar sacos de casa para o supermercado ou utilizar uma garrafa de água reutilizável reduzem drasticamente o consumo de materiais descartáveis.
2. Cozinha sustentável
Substitui o papel de cozinha ou outros descartáveis de limpeza por panos de tecido que podes lavar e usar inúmeras vezes. Existem opções adequadas a diferentes superfÃcies. O mesmo se aplica a esponjas da loiça, existem esponjas naturais, feitas com plantas, ou escovas de madeira que duram muito mais do que uma escova de plástico e que têm um menor impacto ambiental. Além disso, evita utilizar loiça e talheres descartáveis!
3. Produtos sólidos
Voltar atrás no tempo, no que toca a sustentabilidade, é normalmente uma boa opção. A utilização de sabonetes sólidos são um excelente exemplo. Troca o gel de banho, champô e amaciador lÃquidos por versões em barra. São fáceis de usar, duram mais tempo e são a opção perfeita para levares em viagens.
4. Evitar o desperdÃcio
Sabias que 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada? Mudar isto é bom para o planeta e para a nossa carteira. Quantas vezes não temos o frigorÃfico com demasiadas coisas fora de prazo? Para combater, podes organizar e colocar os teus produtos à vista nos armários e frigorÃfico, fazer listas de compras para evitar comprar em excesso e aproveitar ao máximo o que já tens em casa.
5. Eficiência energética
Já aconteceu a todos esquecermo-nos de uma luz ligada durante um fim-de-semana que estamos fora, ou deixar o carregador o dia todo ligado na tomada. Estes hábitos, além de aumentarem a conta da luz, não são nada sustentáveis. Para além de utilizares a energia apenas quando realmente precisas, evita deixar em stand-by aparelhos que não usas. Remove os carregadores da ficha quando não estás a utilizar e substitui as tuas lâmpadas por modelos mais eficientes. Se quiseres ir mais além, podes pedir um serviço de eficiência energética na app OSCAR.
6. Consumir menos papel
Existem diversas formas de reduzires o teu consumo de papel e uma boa forma de começares é com o papel higiénico. Evita comprar rolos de folha dupla, opta por modelos reciclados, utiliza o bidé ou instala um chuveiro.
Quanto ao resto, utiliza o mesmo principio dos panos reutilizáveis com os guardanapos, que também podem ser lavados múltiplas vezes. Utiliza identificadores ou cores diferentes para distinguires guardanapos de diferentes pessoas.