⭠ Voltar

👗 6 passos para destralhar a casa

Post image cap

13 de Setembro de 2022

Com o final do verão, chega a altura de trocar os lençóis da cama, a roupa de vestir e tirar as mantas para o sofá. Esta é uma ótima oportunidade para rever tudo o que tens e aproveitar para libertar espaço para não atrapalhar o teu dia-a-dia. Segue estes 6 passos e liberta espaço em tua casa.

Preparação

Em primeiro lugar, pensa em tudo o que queres manter em casa e aquilo que não te ajuda nem te faz falta. Tendo uma estratégia clara, é mais fácil analisar tudo o que temos e se deve ou não permanecer na nossa vida. Prepara-te também para te desfazeres de bastantes coisas! Não vale guardar tudo porque são “coisas sentimentais”.

Por partes

Começa sempre por secções pequenas. Se decidimos destralhar logo uma divisão inteira, facilmente paralisamos com a quantidade de coisas. Fazendo um móvel ou zona de cada vez não só te dá mais gratificação à medida que vais avançando, mas consegues ter mais foco e concentração em cada tarefa.

O espaço

Tens de conseguir dividir as tuas coisas em grupos: deitar fora, guardar, arranjar e doar. Separa sacos ou caixas para que possas ir organizando à medida que vês todos os objetos. No final de uma sessão de destralhe, trata dos diferentes sacos e caixas. Isto é: deita fora, doa, arranja ou guarda no sítio.

Temporizador

Para facilitar o processo, que é muito longo, faz intervalos de 10 minutos temporizados. Vais-te surpreender com o que consegues fazer em tão pouco tempo! Isto vai-te ajudar a ter uma melhor noção do tempo e da tua velocidade e também torna mais fácil a tarefa, porque faz com que não seja monótono.

Onde doar

Podes dar a roupa que já não usas a alguém do teu círculo, que saibas que precisa ou vai gostar de determinadas peças. Além disso, podes sempre doar a associações. Informa-te acerca das tuas opções locais no site do teu município ou faz uma entrega à Cruz Vermelha, Cáritas ou Humana. Podes ainda investigar plataformas de venda de roupa em 2ª mão como a Micolet, My Cloma ou Vinted.

Arranjar

A primeira opção é sempre seres tu a arranjar! Pequenos arranjos de costura, como fechar um rasgão pequeno ou pregar um botão, são simples de fazer e rapidamente aprendes na internet. Se não queres ter esse trabalho, procura alguém que conheças com jeito ou um negócio local de costura ou sapateiro que te ajude a consertar as tuas peças.

Queremos ajudar-te a ter a tua casa sempre em ordem. Por isso, todos os nossos serviços são a pensar em ti! Ajudamos-te com limpezas, reparações, lavandaria e até com os teus animais de estimação. Faz download da app e agenda o teu serviço em 2 minutos.