â­  Voltar

🧦 7 peças que não deves lavar na máquina

Post image cap

19 de Maio de 2022

Já imaginaste como seria a tua vida sem uma máquina de lavar? Muito mais complicada, sem dúvida! Mas, por grande ajuda que seja, as máquinas não são perfeitas e podem mesmo danificar algumas peças. Por isso, toma nota destas 7 coisas que não deves colocar na máquina de lavar roupa. 

Roupa de desporto

Depois de um treino, a última coisa em que queres pensar é em ir lavar a roupa de desporto que acabaste de usar. No entanto, se queres que as tuas peças se mantenham bonitas e funcionais durante mais tempo, é muito importante que as laves assim que acabares de treinar e de preferência à mão. Se lavares na máquina, utiliza um programa de peças delicadas, a frio e faz uma máquina só com roupa de desporto.

Objetos metálicos

Estes estão mesmo na lista proibida, porque podem danificar a tua máquina ou até obstruir o filtro. Em peças com fechos, lembra-te de os fechar antes de colocar na máquina. Verifica sempre os bolsos da roupa, para evitar que objetos metálicos como brincos ou ganchos ou até mesmo moedas vão parar à máquina.

Soutiens

É mais fácil juntar a roupa toda e lavá-la na máquina para poupar trabalho, mas deves pensar duas vezes antes de lavar soutiens, especialmente com aros. O tecido perde elasticidade e oferece menos suporte. Além disso, se o aro se soltar pode ser muito prejudicial à máquina.

Sapatos

Sapatos de pele, couro ou materiais semelhantes estão proibidos de ser lavados na máquina. O mesmo com sapatilhas de desporto. Ainda que existam ténis indicados para serem lavados na máquina, a lavagem não é eficaz e os sapatos podem danificar o equipamento.

Panos de microfibra

São grandes aliados na limpeza, mas também têm de ser limpos. E o melhor mesmo é lavar à mão. A lavagem na máquina danifica o tecido e faz com que perca a capacidade de absorção. É aconselhado pelos fabricantes lavar à mão, com água e sabão, logo após serem utilizados.

Gravatas

Normalmente são feitas de tecidos delicados, como lã ou seda, e não é muito aconselhável lavar na máquina. A melhor opção é mesmo a limpeza a seco, para garantir que o tecido se mantém intacto, sem se deformar ou perder a cor.

Roupa com pêlos de animais

É inevitável ter pêlo dos nossos animais um pouco por toda a casa. Isso inclui a nossa roupa também. Por muito difícil que seja de controlar, antes de colocar a roupa na máquina, podes passar um rolo de pelo ou uma escova. Deves retirar a maior parte dos pêlos, para não entupir o filtro do máquina.

Demasiada roupa para lavar? A tua máquina está a dar problemas? Pede um serviço de lavandaria ou reparação de máquina de lavar a roupa na app OSCAR! Lavamos a tua roupa em 48h e reparamos os teus eletrodomésticos no próprio dia.