â­  Voltar

🪵 7 prateleiras rústicas que vão mudar tua casa

Post image cap

14 de Abril de 2022

Se procuras uma maneira fácil de mudar um pouco a decoração e tornar a tua casa mais acolhedora, porque não uma prateleira de madeira rústica? Podes ter um pouco da natureza em tua casa e dar-lhe um charme diferente, com peças únicas.

Este tipo de prateleiras são versáteis e podem ser instaladas em qualquer divisão da casa. Na cozinha trazem-te mais arrumação, no quarto são o suporte ideal para as tuas plantas e na sala podem ser a nova casa dos teus livros.

Antes de começares, encontra as prateleiras ideais para o teu espaço. Em lojas de bricolage muitas vezes cortam a madeira à medida, para não teres esse trabalho. Podes lixar ou envernizar a madeira nesta fase, para teres a prateleira pronta a instalar.

Atenção: antes de furares a parede, verifica sempre se há algum cano ou tubo na zona onde queres instalar a prateleira. Agora vamos às ideias!

Prateleira clássica

À primeira vista, parece uma prateleira perfeitamente normal. Mas as imperfeições e irregularidades são o que as tornam tão únicas. Para este projeto, além da prateleira, vais precisar de um suporte de metal ou madeira, berbequim e buchas. Tem em atenção em usar os materiais adequados à tua parede.

Fixa bem o suporte à parede, encaixa a prateleira e já está!

Tiras de couro

Podes usar tiras de couro ou de pele para prender as tuas prateleiras à parede. Basta encontrares uma tira com o tamanho correto, fazer um furo no topo previamente, bem como o local da parede onde a vais prender. Coloca o parafuso na tira, depois no furo que fizeste na parede e usa um berbequim para o furar. Deves utilizar um nível antes de furares a parede, para a segunda tira, e está feito! Agora só te falta colocares a tua prateleira entre as duas tiras de pele e decorares ao teu gosto.

Cordas

Este projeto é semelhante ao anterior, mas ainda mais original. Podes usar corda para fazer diferentes designs na tua parede: em triângulo; com uma corda de cada lado, como as tiras de pele; ou até ter várias prateleiras. Basta furares a prateleira onde queres que a corda passe, colocar a corda da maneira que preferires e pendura-la na parede. Simples!

Prateleiras redondas

Perfeitas para segurar as tuas plantas ou objetos decorativos mais pequenos. Precisas de discos de madeira, podes encontra-los em algumas loja de bricolage ou fazê-los tu mesmo. Para os prender, basta usar uma peça de metal em forma de “L”. Começa por furar o disco onde queres que ele encaixe na parede, coloca o suporte de metal na parede e fixa-o. Depois, alinha o furo do disco com o segundo furo da peça de metal e prende-o com outro parafuso.

Poleias

Uma maneira muito comum de instalar prateleiras é através do uso de poleias. São peças em forma de “L” que podem ser de madeira ou metal e ficam por baixo da prateleira, para a segurar. Basta prenderes as poleias na parede, colocar a prateleira por cima e fixá-la às poleias.

Formas diferentes

Se queres uma peça de destaque, procura prateleiras com formatos originais e fora do comum. Seja uma prateleira redonda ou triangular, adicionar um ramo ou tronco à decoração ou uma escultura em madeira. Tens várias opções para manter o estilo rústico mas trazer algo de novo.

Prateleiras de canto

Por último, podes dar destaque aos cantinhos da tua casa. É só escolheres uma prateleira com a forma apropriada (ou seres tu a cortá-la!) e consegues aproveitar um espaço pequeno, que acaba esquecido na decoração.

Se gostaste das ideias mas não tens jeito para a bricolage, pede um serviço de instalação de prateleira na app OSCAR. Um técnico especializado irá a tua casa e em pouco tempo tens a tua prateleira montada!