⭠ Voltar

ūü™ü 8 truques para manter a casa fresca

Post image cap

11 de Junho de 2022

Os dias de calor j√° se fazem sentir e as nossas casas que o digam ūüėÖ. Est√° na hora de come√ßar a tirar as ventoinhas da dispensa e preparar a conta da luz para o ver√£o que a√≠ vem. Se queres manter a casa a uma boa temperatura nos dias e noites mais quentes, segue estas dicas para manteres a casa a uma temperatura mais baixa!

Bom isolamento

As janelas são o sítio ideal para começares. Substituí-las pode ser uma grande despesa, mas com muitas vantagens a longo prazo. Apostar num bom isolamento é muito importante. Os vidros duplos ajudam a manter a casa fresca no verão e no inverno, reduzindo a necessidade do aquecimento. 

Arejar a casa

Se não estás pronto para este investimento, o melhor mesmo é manter os estores, cortinas ou persianas e as janelas fechadas durante o dia, para que o sol e o calor não invadam a tua casa. Durante a noite, podes abrir tudo para arejar a casa e refrescar o ambiente. Mantém as janelas abertas até ao amanhecer, para teres a casa fresca ao acordar. Podes precisar de instalar uma rede nas janelas, em caso de muitos insetos ou caso tenhas um gato em casa.

Ventoinha e √°gua fria

Se a ventoinha é a tua maior aliada, experimenta colocar uma garrafa ou taça com água gelada em frente à ventoinha ou ventilador ligado. Isto irá ajudar a circular o ar frio pela divisão, sem aumentar o consumo energético. Podes também colocar alguns recipientes com água fresca pela casa, em zonas seguras, para aumentar a humidade e baixar a temperatura. 

Ter plantas

√Č verdade que as plantas em casa ajudam a manter as temperaturas mais baixas. Ao aumentarem a humidade do ar, v√£o tamb√©m proporcionar um ambiente mais fresco. Escolhe plantas adequadas ao interior e, conforme a sua necessidade de luz, podes colocar algumas na janela ou varanda, para agirem como uma barreira f√≠sica contra o sol. Se n√£o tens muito jeito para plantas, consulta a nossa lista de plantas resistentes e um guia para n√£o as deixares morrer!

Tecidos naturais

Possivelmente nunca tinhas pensado no quão importantes são os tecidos da tua casa nas alturas quentes. Usar tecidos naturais como linho ou algodão na roupa de cama ou na sala é o ideal para esta estação. Guarda as mantas na sala e evita ao máximo tecidos sintéticos, principalmente se vives numa zona de grande calor. Se o sofá ou poltronas forem muito quentes, utiliza uma capa de tecido natural. O mesmo com os tapetes: trocar os tecidos mais grossos e tapetes altos e escuros por uma opção mais natural, de malha mais aberta, vai ajudar a refrescar o ambiente.

Cores claras

Tanto nas paredes como nos têxteis, as cores da nossa casa influenciam a temperatura. Para quem vive em zonas muito quentes, o melhor é manter as paredes brancas, no interior e no exterior, para diminuir a absorção de calor. O mesmo para os móveis e têxteis da casa, quanto mais claros, mais fresco irá ficar o ambiente.

L√Ęmpadas eficientes

Al√©m de diminu√≠rem a tua conta da luz, por terem um consumo mais eficiente, n√£o aquecem tanto como as luzes incandescentes. Opta por l√Ęmpadas fluorescentes ou de LED para que a tua¬† casa n√£o aque√ßa tanto, quando j√° n√£o h√° luz natural ou quando as janelas est√£o fechadas.

Desligar eletrodomésticos

Alguns têm mesmo de ficar ligados, como o frigorífico, mas a televisão, computador e periféricos, e outros aparelhos podem ser desligados da tomada quando não estão a ser usados. Assim manténs a tua casa mais fresca e a conta da luz mais baixa. Evita cozinhar muito tempo ao fogão ou utilizar o forno em demasia.

Pretendes substituir ou reparar as tuas janelas? Os teus estores n√£o est√£o em condi√ß√Ķes para bloquear o sol? J√° tens ar condicionado mas est√° avariado?¬† Temos solu√ß√£o para (quase) todos os teus problemas ūüí™. Chama um OSCAR na app e prepara a tua casa para o ver√£o.