â­  Voltar

💐 9 dicas para a tua casa cheirar bem

Post image cap

22 de Abril de 2022

Chegar depois do trabalho e entrar numa casa cheirosa é uma das melhores sensações que podemos ter, mas muitas vezes a realidade não é essa. É difícil manter sempre tudo arrumado, a loiça lavada e não acumular roupa suja. Para quem tem crianças é ainda mais difícil e para as famílias que têm animais de estimação, é quase uma missão impossível. A verdade é que a arrumação e limpeza superficial não é suficiente porque a maior parte dos materiais que temos em casa absorvem os maus odores. Para manteres a tua casa cheirosa todos os dias, segue estas 9 dicas.

Arejar a casa faz o ar circular e ajuda a que cheiros desagradáveis desapareçam, não só de toda a casa mas também de têxteis, como cortinas ou roupa de cama, por isso abre as tuas janelas com frequência.

A cozinha é uma divisão onde tens de ter um cuidado extra, já que há muitas coisas que podem causar mau cheiro. As máquinas de lavar a roupa e a loiça podem ser uma das principais causas. Mantém-nas limpas, bem como os restantes eletrodomésticos como o forno e o frigorífico. Limpa o lavatório com frequência e utiliza lixívia em caso de mau odor. Depois de retirares o lixo, não te esqueças de lavar também o caixote.

Sacudir e aspirar tapetes com frequência é essencial. Ajuda a manter a casa limpa e livre de pó e retira as sujidades e odores indesejados. Se tiveres animais de estimação, faz o mesmo com a cama ou manta do teu melhor amigo.

Passamos muitas horas seguidas no quarto, por isso é muito importante ter um bom ambiente. Além de arejar, podes usar um difusor de fragrância ou uma vela (não te esqueças de apagar antes de adormeceres!). Troca os lençóis semanalmente e lava almofadas ou mantas com regularidade para manter os maus cheiros controlados.

Utiliza produtos desodorizantes nos teus tapetes, cortinas e outros têxteis. Para os armários, roupeiros e gavetas, podes colocar algumas gotas de óleos essenciais em bolas de algodão.

Os sapatos podem ser uma das principais fontes de mau odor, especialmente quando estão logo à entrada de casa. Mantém-nos guardados e, se necessário, utiliza produtos próprios para neutralizar o mau cheiro.

O vinagre é excelente aliado na limpeza da casa e a remover odores. Podes usá-lo para limpar eletrodomésticos como frigorifico ou máquinas de lavar, na casa de banho, nos vidros e até para os tapetes.

Experimenta receitas caseiras como cortar citrinos ou cozê-los, juntamente com canela ou outras especiarias. Outra opção é tostar grãos de café no forno durante 10 minutos e no final abrir a porta do forno. Também podes pendurar ramos de ervas aromáticas, enquanto secam perfumam a tua cozinha.

Usa difusores de aromas. Existem vários modelos diferentes e as opções de aromas são quase infinitos, para todos os gostos. Na cozinha, aposta em aromas que cancelem maus odores e na casa-de-banho cheiros frescos, por exemplo de ervas aromáticas. Já para o quarto, o melhor são cheiros calmantes e relaxantes como lavanda ou jasmim.

Temos vários serviços na app OSCAR que te vão melhorar o ambiente da tua casa. Experimenta o serviço de limpeza profunda, limpeza de sofás, tapetes e colchões.

Se o mau cheiro teima em ficar mesmo depois de uma limpeza profunda, então provavelmente a causa poderá estar na canalização ou no esgoto da habitação, para este caso abre a app e selecciona o “Serviço personalizado”.