⭠ Voltar

ūü™ī A raz√£o das tuas plantas estarem sempre a morrer

Post image cap

25 de Maio de 2022

Já tentaste ter várias plantas, mas o desfecho é sempre o mesmo? Não te preocupes, acontece a todos. Não é difícil ter plantas bonitas e saudáveis, basta saber cuidar delas. Utiliza este guia para conseguires que as tuas plantas sobrevivam.

Problemas com a rega

√Č verdade que pouca √°gua seca a raiz das plantas e √© prejudicial para a sua sa√ļde, no entanto o mais comum √© regar em excesso o que leva ao apodrecimento da raiz, com o excesso de humidade na terra e falta de drenagem da √°gua.¬†

Para evitar situa√ß√Ķes como esta, podes misturar na terra, areia ou outros materiais, dependendo da tua planta, para ajudar a √°gua a drenar melhor. Garante tamb√©m que tens sempre um vaso com furos, para que a √°gua em excesso possa sair. Al√©m disso, rega apenas quando sentires a terra totalmente seca.

Luz (ou a falta)

Antes de comprares uma planta, tens de garantir qual o melhor ambiente para esta se desenvolver. Se n√£o tens muita exposi√ß√£o solar, escolhe uma planta que prefira a sombra, ou vice-versa. Tem em considera√ß√£o tamb√©m se a tua planta prefere luz direta, indireta ou uma mistura das duas e em que quantidade. √Č poss√≠vel que precises de mudar a tua planta de s√≠tio para garantires que recebe toda a luz que precisa.

Para garantir que a luz é bem absorvida, pode ser necessário limpar as folhas da planta para que consiga absorver todos os nutrientes que precisa. Quer sejam plantas de interior ou exterior, o pó, sujidade e poeiras cobrem as folhas e impedem que absorvam a luz solar.

Ar de pouca qualidade

As plantas limpam o ar, mas tamb√©m precisam de ar limpo para respirarem. Se estiverem num quarto que est√° sempre fechado, com pouca circula√ß√£o de ar, ou numa divis√£o com exposi√ß√£o a fumo ou polui√ß√£o, isso vai-se refletir na sa√ļde das tuas plantas. Garante que a divis√£o onde est√£o posicionadas √© arejada com frequ√™ncia - ir√°s notar a diferen√ßa e as tuas plantas v√£o agradecer!

Vaso demasiado pequeno

Se compras as tuas plantas e não as trocas do vaso original para um maior e com novo solo, elas não têm espaço para crescer. Como normalmente ficam algum tempo nos vasos, as raízes crescem e tomam conta da terra. Por isso, assim que comprares uma nova planta, deves fazer esta substituição. Retira-a do vaso e limpa cuidadosamente as raízes. Verifica se estão saudáveis e volta a plantar num novo vaso, com terra ou substrato adequados.

As plantas trazem a natureza para a nossa casa e para o nosso dia-a-dia. Gostavas de ter uma prateleira para expor a tua coleção? Ou que tal um vaso suspenso? Abre a app OSCAR e escolhe um dos +150 serviços que temos disponíveis com preço fixo.