Já tentaste ter várias plantas, mas o desfecho é sempre o mesmo? Não te preocupes, acontece a todos. Não é difícil ter plantas bonitas e saudáveis, basta saber cuidar delas. Utiliza este guia para conseguires que as tuas plantas sobrevivam.
Problemas com a rega
É verdade que pouca água seca a raiz das plantas e é prejudicial para a sua saúde, no entanto o mais comum é regar em excesso o que leva ao apodrecimento da raiz, com o excesso de humidade na terra e falta de drenagem da água.
Para evitar situações como esta, podes misturar na terra, areia ou outros materiais, dependendo da tua planta, para ajudar a água a drenar melhor. Garante também que tens sempre um vaso com furos, para que a água em excesso possa sair. Além disso, rega apenas quando sentires a terra totalmente seca.
Luz (ou a falta)
Antes de comprares uma planta, tens de garantir qual o melhor ambiente para esta se desenvolver. Se não tens muita exposição solar, escolhe uma planta que prefira a sombra, ou vice-versa. Tem em consideração também se a tua planta prefere luz direta, indireta ou uma mistura das duas e em que quantidade. É possível que precises de mudar a tua planta de sítio para garantires que recebe toda a luz que precisa.
Para garantir que a luz é bem absorvida, pode ser necessário limpar as folhas da planta para que consiga absorver todos os nutrientes que precisa. Quer sejam plantas de interior ou exterior, o pó, sujidade e poeiras cobrem as folhas e impedem que absorvam a luz solar.
Ar de pouca qualidade
As plantas limpam o ar, mas também precisam de ar limpo para respirarem. Se estiverem num quarto que está sempre fechado, com pouca circulação de ar, ou numa divisão com exposição a fumo ou poluição, isso vai-se refletir na saúde das tuas plantas. Garante que a divisão onde estão posicionadas é arejada com frequência - irás notar a diferença e as tuas plantas vão agradecer!
Vaso demasiado pequeno
Se compras as tuas plantas e não as trocas do vaso original para um maior e com novo solo, elas não têm espaço para crescer. Como normalmente ficam algum tempo nos vasos, as raízes crescem e tomam conta da terra. Por isso, assim que comprares uma nova planta, deves fazer esta substituição. Retira-a do vaso e limpa cuidadosamente as raízes. Verifica se estão saudáveis e volta a plantar num novo vaso, com terra ou substrato adequados.
As plantas trazem a natureza para a nossa casa e para o nosso dia-a-dia. Gostavas de ter uma prateleira para expor a tua coleção? Ou que tal um vaso suspenso? Abre a app OSCAR e escolhe um dos +150 serviços que temos disponíveis com preço fixo.