As smart homes ou casas inteligentes são um conceito simples e com grandes vantagens para quem nelas habita e por isso tornaram-se uma tendência nos últimos anos. Este conceito veio tornar a nossa casa mais confortável, mais segura e até mais divertida!
Aprende a utilizar esta tecnologia e transforma a tua casa numa casa do futuro!
Como funciona
Na prática consiste na instalação de vários dispositivos que quando estão ligados à mesma rede, podem ser controlados por voz ou através de uma app.
Alguns exemplos do que podes fazer:
- Controlo de climatização, luzes e até de electrodomésticos como aspiradores inteligentes
- Aumentar a cobertura da tua rede wifi dentro de casa
- Abrir e fechar estores em função da a hora do dia
- Ligar o aquecimento quando estás a caminho de casa e desligar remotamente
- Poupar energia com tomadas inteligentes e lâmpadas que se desligam quando sais de casa
- Sistemas de alarme e videovigilância que detectam e filmam movimento
Como começar
Uma maneira de criar uma casa inteligente é comprar muitos componentes - sensores, lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança, fechaduras, tomadas, colunas, etc. - e conectá-los a um hub que os ajuda a comunicar entre eles e contigo, através do teu smartphone.
Mas sejamos realistas: isto pode envolver gastar muito dinheiro e investir muito tempo. E para algumas pessoas, é demasiado para começar.
Se os teus desejos e necessidades forem mais simples, com apenas alguns produtos relativamente baratos consegues ter a maioria das conveniências que uma casa inteligente de última geração pode oferecer e claro, com um orçamento muito mais modesto.
Para isso, é muito importante garantir que os vários dispositivos sejam compatÃveis entre si, de forma a poderes expandir ao longo do tempo. O truque é encontrar dispositivos inteligentes que não dependem de um hub doméstico para operar, isto é, que funcionam com qualquer app, smartphone, tablet ou outro tipo de hub.
Luzes inteligentes
Para a maioria das pessoas interessadas em morar em uma casa inteligente, a iluminação é o ponto de entrada. Muitos sistemas de iluminação inteligente funcionam na perfeição mesmo sem um hub central e ainda são capazes de interagir com outros dispositivos.
Podes controlar qualquer uma destas lâmpadas inteligentes através de uma app no teu smartphone ou tablet, que também pode ser usado para programar diferentes temas e horários de iluminação.
Controlo de temperatura
Poucos dispositivos domésticos inteligentes conseguem igualar a capacidade que um termostato inteligente tem ao oferecer conforto ao mesmo tempo que poupa energia.
Estes dispositivos permitem muito mais do que criar um horário para ligar e desligar. Com base na tua localização conseguem detectar quando é que estás a caminho, para preparar o ambiente e quando estás fora de casa, para que seu sistema AC funcione apenas quando necessário.
A ter em conta
O custo para a implementação de domótica já foi mais caro. Actualmente, é possÃvel encontrar dispositivos a preços mais acessÃveis.
Além disso, ao implementares um sistema destes, lembra-te que estás também a pensar no desenvolvimento mais sustentável do nosso planeta ao poupar mais energia e consequentemente, mais recursos.
A domótica influencia também o valor da tua casa, melhora o teu quotidiano e prepara-te para o futuro.