â­  Voltar

🪵 Como fazer móveis de paletes

Post image cap

11 de Julho de 2022

Não precisas de ser um mestre da bricolage para fazeres móveis à tua medida. Uma maneira fácil e económica de teres tua mobília personalizada é através do uso de  paletes. Não são difíceis de encontrar, são uma opção sustentável e super versátil! Segue as nossas dicas e faz o teu próprio móvel.

Primeiro passo: encontrar as paletes. Podem ser compradas em lojas, mas também podes ter a sorte de conseguir algumas gratuitas, em centros de distribuição ou grandes superfícies. Reutilizar é sempre a melhor opção, não só para a carteira, mas especialmente para o ambiente.

Depois de teres as paletes, prepara a madeira. Esta é a hora para lixar, tingir ou pintar. Por segurança, garante que a madeira fica lisa e sem farpas soltas. Depois de preparar as paletes, reúne os restantes materiais, como berbequim e parafusos.

Agora sim: onde colocar as paletes?

Painel de televisão

Podes tornar esta zona de lazer da tua sala muito mais interessante. Fixa as paletes à parede e, de seguida, instala a televisão. Com esta opção, manténs os cabos escondidos e também ganhas um espaço para montar prateleiras ou quadros.

Mesas

Quer seja uma mesa de centro, um aparador de sala ou até uma bancada de apoio na cozinha, tornar paletes numa mesa é simples e intuitivo. Junta-as horizontalmente para uma mesa de centro e adiciona rodas para mais mobilidade. Para um aparador, a estrutura é um pouco mais complexa, especialmente se quiseres ter arrumação. Inspira-te e facilmente encontras a estrutura perfeita.

Sofás e poltronas

Se não queres ter muito trabalho, empilha algumas paletes, fixa-as, para se manterem juntas e coloca colchões e almofadas por cima. Sim, é assim tão simples. Adicionar um encosto é igualmente simples, basta fixares outra palete na vertical. 

Tens pouco jeito para utilizar o berbequim ou pouca vontade para DIYs? Pede um serviço personalizado na app OSCAR e nós ajudamos-te a tornar as tuas paletes em móveis em pouco tempo.