â­  Voltar

📚 Aprende a organizar livros

Post image cap

4 de Maio de 2022

Se gostas de ler, provavelmente o teu sonho é ter uma biblioteca estilo “A Bela e o Monstro”, mas como nem todos vivemos num palácio gigante, temos de nos limitar a um canto na nossa sala. Mas isto não quer dizer que não possas ter uma estante de fazer inveja! Por isso, deixamos-te estas dicas para teres o melhor cantinho de leitura.

Começa por reunir todos os teus livros no mesmo sítio e escolhe, em primeiro lugar, quais queres guardar e quais irás doar ou vender. Tens várias opções de plataformas para venda ou até troca de livros.

Se já tens uma estante ou prateleira para os teus livros, esta tarefa é mais fácil. Podes saltar diretamente para a organização!

Se ainda não tens um sítio para os teus livros e não tens muito espaço disponível, existem várias opções. Podes montar prateleiras no quarto, por cima da cama ou de uma secretária. Utiliza prateleiras clássicas, em forma de cubo ou com suportes de metal. Puxa pela criatividade! Usa cestos presos pela base ou suportes que ficam escondidos atrás dos livros e que dão a ilusão de que os livros estão suspensos.

Para evitar furos, podes comprar suportes para livros e assim colocá-los onde quiseres, quando quiseres, sem teres de te comprometer. Podes colocar os livros em qualquer superfície, sem necessidade de grandes mudanças. As opções de suportes são infinitas. Em metal, em pedra e com diferentes formas e cores, para se ajustarem à tua decoração da melhor maneira.

Numa estante em que sobra espaço, podes também usar cestos de metal ou outro material para colocar alguns livros à frente (as opções de metal permitem-te ver os que ficam por trás) ou optar por pequenas prateleiras ou suportes que te permitem elevar os livros, garantindo que aproveitas o máximo de espaço.

Para os livros mais finos e menos robustos, como livros de crianças, de atividades ou de colorir, organiza-os num cesto ou num organizador de escritório para manterem a sua forma original e não se danificarem, já que costumam ser mais frágeis.

Quanto à organização, podes dividir os livros por cores para um efeito visual mais apelativo e agradável. No entanto, se para ti é mais importante organizar os livros pelo conteúdo e não pelo aspeto, divide-os em categorias e agrupa-os. Assim sabes onde encontrar os romances ou policiais sem teres de decorar a cor da capa. Podes também separá-los por autor, tema, tamanho ou material e juntar todos os livros de capa mole de um lado e os de capa dura noutro.

Dica extra: Guarda os teus cadernos e agendas numa gaveta ou cesto mais escondidos. Normalmente têm tamanhos muito diferentes e não ficam bem organizados alinhados numa prateleira. Assim também garantes que as tuas coisas pessoais não estão à vista de todos.

Precisas de ajuda a montar uma estante? Não tens jeito para pendurar prateleiras?
Pede um serviço na app e os nossos técnicos vão-te ajudar a montra a tua biblioteca pessoal.