â­  Voltar

👚 Como organizar o roupeiro

Post image cap

16 de Junho de 2022

Com a chegada da nova estação, está na altura de guardar os casacos e cachecóis e trazer as peças leves e frescas. Ao longo do tempo, facilmente o nosso roupeiro se torna num caos, com pijamas misturados com camisas e peças amontoadas fora de sítio. Segue o nosso guia para organizares a tua roupa!

Para começar, tira tudo o que tens nos armários e junta toda a roupa, tal como sugere a guru de organização Marie Kondo. Aproveita esta oportunidade para rever tudo o que tens e separar as peças que não usas ou já não gostas, para doar ou vender; as que precisam de algum tipo de arranjo e as que já não têm salvação. Lembra-te que podes sempre aproveitar as peças danificadas para fazer panos de limpeza ou para usares para pintar a casa, o cabelo ou outras tarefas que danifiquem a roupa.

Esta revisão deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Assim podes avaliar quantas vezes usaste cada peça no último ano e se vale a pena mantê-la. Podes sempre manter uma ou outra peça com valor sentimental, mas não deixes que elas dominem o teu armário! Lembra-te que o principal objetivo é manter aquilo que usas.

Agora que os teus armários e gavetas estão vazios, aproveita para deixar arejar e fazer uma limpeza. Usa um aspirador para tirar o pó e sujidade que estejam nos cantos e higieniza as superfícies. Podes usar um limpa móveis ou desinfetante multi usos. Aproveita para deixar sacos aromáticos ou bolas de algodão com óleo essencial nas gavetas e prateleiras, para manter um cheiro agradável.

Vamos organizar! Divide a roupa por categorias (camisas, calças, vestidos, camisolas, etc) e por frequência de uso. Aquelas peças para eventos especiais, que raramente usas, não devem ficar no mesmo sítio que a tua roupa do dia-a-dia. Guarda-as em sacos para roupa ou cestos e coloca-as em prateleiras mais altas.

Se for preciso, compra cabides iguais e cabides com molas para calças e saias e também caixas e cestos para guardar acessórios como lenços, gorros e bijuterias. 

Podes arrumar a roupa por cores, da mais clara à mais escura, deixando os estampados para o fim, e por tamanhos, da mais pequena/curta para a mais comprida. Pendura as saias em cabides de molas, podes colocar duas no mesmo cabide, e o mesmo com calças de tecidos mais leves, como linho, para evitar que fiquem amarrotadas. As calças de ganga, algodão e malha podem ser penduradas em cabides normais.

Pendura também em cabides as blusas e camisas. Nas gavetas coloca roupa interior, roupa de banho, pijamas e por fim, t-shirts. O que guardares em gavetas, deves dobrar de maneira a que caiba o máximo de peças e que fiquem todas visíveis, em vez de umas em cima das outras. É essencial garantires que consegues ver tudo o que tens, para facilitar na hora de escolher.

Precisas de montar um roupeiro novo? Queres lavar a roupa de inverno antes de a guardar? Pede um serviço de montagem ou de lavandaria na app. Assim ficas com mais tempo para organizar toda a tua roupa!