⭠ Voltar

ūüí°Como poupar na conta da luz

Post image cap

20 de Janeiro de 2023

Se a eletricidade j√° era um bem essencial caro, nos dias de hoje este problema tornou-se ainda mais grave. Esta altura do ano vem sempre acompanhada de grandes consumos de eletricidade. Para compensar, h√° coisas que podes fazer para amenizar este gasto. Segue as nossas 5 dicas para poupar na conta da luz.

Desligar

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes deixamos luzes ou aparelhos ligados sem necessidade. Especialmente nesta altura, as luzes decorativas aumentam ainda mais o nosso consumo. Para evitar estes gastos desnecessários, podes instalar tomadas e interruptores inteligentes que se desligam sozinhos e ajudam a regular o consumo.

Stand-by

Mesmo não estando a usar um aparelho, só o facto de estar ligado à tomada já faz com que consuma eletricidade. Tenta desligar o máximo de aparelhos possíveis da tomada quando não os estiveres a usar, especialmente durante a noite. 

Isolamento

Este é um grande problema das casas portuguesas e que nos faz gastar ainda mais durante os meses frios. Os problemas de isolamento fazem com que gastemos muito mais a aquecer ou arrefecer a casa, já que a temperatura não se mantém. Melhorar o isolamento é um grande investimento, mas com grandes benefícios a longo prazo.

Eficiência

Antes de comprares um novo eletrodom√©stico ou l√Ęmpadas, escolhe um com uma boa efici√™ncia energ√©tica. Al√©m de ajudar o ambiente, vai consumir muito menos eletricidade ao longo do tempo. Isto √© especialmente importante em aparelhos como o frigor√≠fico e arcas, que t√™m de estar sempre ligados.

M√°quinas

Quer seja a de lavar ou secar, estes aparelho gastam bastante luz, além de água também. Para evitar gastos desnecessários, tenta acumular bastante roupa para que possas usar a máquina com a carga máxima, de modo a rentabilizar mais o gasto de água ou energia.

Se queres ter uma casa mais eficiente, consulta os nossos serviços de eficiência energética. Além disso, podes também pedir serviços de reparação ou instalação, que te podem ajudar a gastar menos na conta da luz.