Para manter as plantas bonitas não basta regar com a frequência necessária, verificar a terra e dar-lhes luz. Mesmo estando no interior, as plantas podem ser atacadas por pragas. Por essa razão, deixamos-te este guia para eliminares as pragas mais comuns em plantas de interior.
Pulgão
Este é um inseto, normalmente verde ou preto, que se fixa na parte de trás das folhas e em zonas mais tenras. Causam descoloração e deformação das folhas ou nos novos rebentos e deixam as folhas pegajosas e cobertas com pontos brilhantes.
Para eliminar esta praga deves utilizar um borrifador com água ou com infusão de urtigas, que normalmente estão disponíveis em hortos e lojas de plantas. Evita utilizar substrato com azoto.
Cochonilha
É um inseto muito pequeno e coberto com uma espécie de penugem branca. Existem várias espécies diferentes. Esta é uma praga difícil de detetar, já que se instala na parte inferior da planta, para se alimentar das raízes e novos rebentos. Rapidamente se alastra e cria fungos nas plantas, que podem atrair formigas.
Os sinais de alarme são descoloração e deformações, planta pegajosa e verrugas brancas ou castanhas no inferior das folhas. Para eliminar esta praga, podes limpar a planta com uma escova com água e detergente. Se o problema for na raiz, submerge-a em água com detergente durante algumas horas.
Mosca branca
Esta é uma das pragas mais difíceis de combater. No seu curto tempo de vida, estas moscas põem dezenas de larvas, normalmente na parte interior das folhas. Deixam na folha uma substância viscosa que gera bolor negro - um fungo causado pelo excesso de humidade.
O mais eficaz é utilizar sabão potássico, um produto natural e ideal para remover as moscas brancas. Adicionalmente, o óleo de neem torna o tratamento ainda mais poderoso.
Precisas de ajuda nas tarefas domésticas? Estás a pensar em mudar a decoração e instalar vasos suspensos ou prateleiras para plantas? Faz download da app OSCAR e encontra o serviço perfeito para ti!