â­  Voltar

🧑‍🍳 Como ter uma cozinha mais ecológica

Post image cap

1 de Dezembro de 2022

Todos sabemos que a crise ambiental chegou para ficar e tentamos ter hábitos mais ecológicos e sustentáveis. Mas a quantidade de informação pode ser enganadora e até deixar-nos ainda mais confusos. Se queres melhorar os teus hábitos, começa pela cozinha. Segue as nossas dicas para poderes ser mais sustentável.

Invólucro de cera

Substitui o papel de alumínio, película aderente e sacos de plástico pequenos por invólucros de cera de abelha. Além de serem produzidos com ingredientes naturais (e que deves garantir que são obtidos de forma ética e sustentável), são reutilizáveis várias vezes antes de teres de os substituir.

Garrafas reutilizáveis

Quer uses para o ginásio, trabalho, passear ou no dia-a-dia, deves apostar numa garrafa de água reutilizável. Além de garantir que tens sempre água contigo e ajudar a impulsionar um hábito bastante saudável, diminui o gasto de garrafas de plástico descartáveis. Embora as possas reutilizar algumas vezes, não são fáceis de higienizar e facilmente se tornam inutilizáveis.

Apostar na reciclagem

Se ainda não tens este hábito, então está na hora! Há cada vez mais ecopontos a nas ruas, o que nos facilita muito o trabalho. Existem várias opções de caixotes do lixo com três espaços para fazeres a separação do lixo, ou também podes usar sacos reutilizáveis do super mercado. Um hábito simples, mas que faz toda a diferença.

Comprar a granel

Quer estejas na cidade ou num sítio mais isolado, o mais provável é que tenhas alguma mercearia ou mercado que te permita comprar frescos a granel. Encontrar fruta e legumes sem embalagem é mais fácil, já outro tipo de alimentos não é tão comum. Procura mercearias a granel na tua zona, para poderes comprar massa ou arroz, produtos de limpeza e cosméticos sem precisares de gastar uma nova embalagem descartável a cada compra.

Preferir tecido

Guardanapos e papel de cozinha são umas das coisas que mais gastamos no dia-a-dia. Experimenta trocar para versões de tecido. Guardanapos de pano podem ser um investimento maior inicialmente, mas será único. Para limpar, prefere sempre panos de microfibra. O tecido é duradouro, limpa sem deixar marcas ou riscos, são fáceis de lavar e de secagem rápida.

Lavar a loiça

Não vale usar loiça descartável só porque temos preguiça de lavar a loiça. Em dias de festa, é compreensível que uses descartáveis, mas no dia-a-dia tenta manter o uso de loiça normal. Ninguém gosta de chegar ao final do dia e ter loiça para lavar, mas é a solução mais indicada. Além disso, podes pedir a ajuda da app OSCAR para lavar e secar toda a tua loiça, depois de uma festa ou de um grande jantar.

A app OSCAR tem imensos serviços preparados para te facilitar a vida. Se ficaste com a casa desorganizada depois de um convívio, nós tratamos da loiça, de limpar as divisões ou lavar os sofás e tapetes. Encontra mais de 150 serviços a preço fixo para te darem mais tempo livre.