â­  Voltar

🪴 Cuidados com plantas no inverno

Post image cap

19 de Janeiro de 2023

No OSCAR somos fãs de plantas! Já escrevemos sobre Plantas que não vais deixar morrer, Como remover pragas das plantas e Como salvar as tuas plantas. Sabias que no inverno, têm diferentes necessidades? Continua a ler para saberes tudo sobre como cuidar das tuas plantas durante o tempo frio.

Frio nas plantas

A razão pela qual o inverno pode ser crítico para as plantas é porque a sua constituição é 80% água. Com o frio e congelamento da água, as células das plantas congelam também, o que afeta o seu crescimento e desenvolvimento. A geada também é perigosa, pois juntamente com o sol causa queimaduras nas plantas.

Trazer para casa

Se tens plantas no exterior, é aconselhado trazê-las para dentro de casa, se possível. Isto porque as condições meteorológicas que mencionámos, juntamente com vento e chuva, podem prejudicar o crescimento da tua planta. Mantê-la num ambiente mais controlado pode ser a solução ideal.

Folhas

Para as plantas que têm mesmo de ficar no exterior, podes cobrir a raiz da planta com folhas. Isto vai ajudar a manter o calor e humidade no solo, para um desenvolvimento mais saudável. Podes fazer isto em arbustos e na relva.

Luz

Durante o inverno, além de termos menos horas de luz solar, esta também não tão frequente. Estuda como é a distribuição de luz solar na tua casa, para encontrares o melhor sítio para as tuas plantas, para que consigam absorver o máximo de luz.

Rega

Nos meses mais frios, não há necessidade de regar a planta com tanta frequência. Já que a planta não está a crescer tanto, não precisa de tantos recursos e não absorve tanta água. O excesso de água fica depois depositado na raiz e pode causar apodrecimento.

Poda

No final do inverno é a altura ideal para podares as tuas plantas e remover as folhas mais secas e mortas. Assim, quando chegar a primavera e a planta voltar a crescer, pode direcionar os recursos e energia para novas folhas.

As plantas são uma adição fantástica à nossa casa. Além de serem um excelente elemento de decoração, trazem um pouco de natureza ao espaço e podemos vê-las crescer com o tempo. Queres pendurar uma planta no teto? Montar uma estante para as expor? Pede um serviço na app OSCAR. Nós ajudamos!