â­  Voltar

👚 Erros ao lavar a roupa

Post image cap

23 de Janeiro de 2023

Todos já temos hábitos e rotinas estabelecidas para as tarefas do dia-a-dia. Cuidar da roupa é algo que nos ocupa muito tempo, por isso já te demos dicas de como simplificar essa tarefa. Hoje falamos sobre os erros mais comuns na lavagem da roupa e como os evitar.

Não ver bolsos

Quantas vezes já te aconteceu pores umas calças a lavar com chaves ou lenços nos bolsos? Isto pode ser evitado verificando sempre todos os bolsos das peças antes de as colocar na máquina. Podes estar a danificar os teus objetos, a roupa e também a máquina de lavar.

Ignorar a etiqueta

Não precisas de ser fluente nos diferentes símbolos para interpretar as etiquetas com instruções para cuidar da peça. Pesquisa o significado dos símbolos antes de lavares alguma peça pela primeira vez, para saberes exatamente o que podes ou não fazer. É mais fácil do que pensas e rapidamente vais saber o significa cada símbolo.

Temperaturas altas

É verdade que a água quente é excelente para remover nódoas, mas também pode danificar a roupa. Lavar a temperaturas demasiado altas pode fazer a roupa desbotar e fragilizar o tecido. O mesmo acontece com a máquina de secar: o calor em excesso pode derreter as fibras e também encolher a roupa.

Usar demasiado produto

Já demos esta dica antes mas nunca é demais relembrar: usar detergente a mais é contraproducente. Mantém a dose recomendada, ou até um pouco menos. Demasiado detergente torna as peças duras, bem como amaciador em excesso. O amaciador cria uma espécie de filme na peça, tornando as toalhas, por exemplo, mais duras e ásperas com o tempo.

Não tratar nódoas

Sem pré-tratamento, muitas nódoas vão continuar nas peças. Deves tratar as peças sujas antes de as colocar na máquina. Podes usar tira-nódoas caseiros ou produtos específicos para este fim. Trata as nódoas mesmo antes de colocar a máquina a lavar, para maior eficácia.

Lavar demasiadas vezes

Uma das coisas que mais gasta as nossas roupas são os processos de lavagem e secagem. Muitas vezes lavamos demasiadas vezes a roupa, sem necessidade. Em alternativa, podes pendurar as peças em cabides e deixar num local ventilado. Isto vai ajudar a retirar alguns odores e manter a peça em bom estado.

Não limpar o filtro

É fácil de esquecer, mas é absolutamente essencial. O filtro da máquina deve ser limpo mensalmente, idealmente. Coloca toalhas debaixo da máquina, para apanharem a água, e retira o filtro. Láva-o com uma escova ou esponja com detergente da loiça, debaixo de água quente. Limpa também o local onde o filtro encaixa com a escova e retira cabelos, pelos e outros detritos que possam estar no filtro e vir a entupir a máquina.

Não queres mais ouvir falar de lavar roupa? A tua máquina de lavar não funciona? Não te preocupes, o OSCAR está aqui para te ajudar. Pede o teu serviço de instalação, reparação ou lavandaria e em pouco tempo resolvemos os teus problemas.