â­  Voltar

🚗 Guia de Limpeza Automóvel

Post image cap

2 de Maio de 2022

Limpar o carro é daquelas tarefas que dizemos a nós mesmos que vamos fazer, mas acabamos sempre por adiar. Sabias que isso pode danificar o teu carro, a longo prazo? Este é o teu sinal que estavas a precisas e para isso deixamos-te um guia de limpeza do interior, exterior e outras partes do carro.

1. Preparação

Antes de começar, deixa o carro à sombra para que a água e sabão não sequem demasiado rápido e manchem o carro. Junta todos os materiais que vais precisar: champô para o carro, baldes, panos e escovas, limpa-vidros, aspirador, sacos do lixo, etc. 

2. Pneus e Jantes

Começa por limpar cada roda individualmente, com detergente apropriado. Se começares por molhar todo o carro e depois limpar cada roda, a água vai secar e deixar marcas. Por isso, limpa uma roda de cada vez e depois segue para o resto do carro.

3. Exterior

Enche dois baldes com água e coloca num deles o champô do carro. Molha primeiro todo o carro e começa a limpeza, sempre de cima para baixo. Podes usar uma esponja, escova macia ou um pano. Deves fazer movimento em linha em vez de movimentos circulares e passar a esponja ou pano pela água limpa, antes de repor o champô. Quando terminares, passa todo o carro por água e seca-o com panos de microfibra. 

4. Interior

Antes de começar, retira os tapetes para os sacudires e lavares, se necessário. Retira todo o lixo do carro e depois aspira. Podes usar um aspirador portátil (se não tiveres acesso a eletricidade) ou ires a um local de lavagem de carros self service. Uma escova de dentes pode ajudar a retirar lixo dos sítios mais escondidos. 

Usa um pano para limpar os botões do rádio, travão de mão, manete de mudanças, botões dos vidros, porta copos e tablier. Por fim, se tens bancos de pele usa apenas água e sabão e, no fim, aplica um condicionador. Para bancos de tecido, podes fazer um detergente com partes iguais de água e vinagre branco ou comprar um produto próprio. Testa sempre os produtos numa zona pequena do banco, para garantir que não vais danificar nada!

5. Finalização

Quando terminares, volta a pôr as tuas coisas no carro e aproveita para as organizares. Podes também preparar um “kit de emergência”, com uma muda de roupa, guarda chuva, água, toalhitas - no fundo tudo o que achares que pode vir a dar jeito. Organiza os documentos e o porta-luvas, arruma os CDs (se for o caso) ou cabos que possas ter espalhados. 

Para um toque final, podes aspirar rapidamente de novo para garantir que retiraste toda a sujidade e usar um spray para deixares o teu carro com um cheiro agradável. Agora já podes fazer as tuas viagens, livre das mensagens maravilhosas que deixam nos vidros sujos.

Continuas sem paciência para limpar o carro? Pede um serviço de limpeza automóvel na app OSCAR. 

Pode ser realizado em qualquer lugar, já que a lavagem é toda feita à mão e não necessita de uma fonte de água. Este serviço poupa 99% da água usada numa lavagem normal e usa produtos profissionais e amigos do ambiente.