â­  Voltar

🌍 Hora do Planeta

Post image cap

26 de Março de 2022

Hoje é o dia da Hora do Planeta! A Hora do Planeta consiste em, no último sábado de cada Março, desligar as luzes de casa ou de onde estivermos, criando um impacto visual. O objetivo é que os participantes reflitam e se interessem em adoptar mais hábitos sustentáveis para o ambiente.
Se quiseres participar, só tens de apagar as luzes entre as 20h30 e as 21h30 de hoje.

Esta iniciativa nasceu na Austrália em março de 2007 e desde então, realiza-se todos os anos em mais de 190 países. Foi criada pelo World Wide Fund for Nature como parte do movimento contra as alterações climáticas. Este ano repete-se novamente, a 26 de Março.

Mas mais importante do que desligar as luzes durante uma hora, é implementar hábitos mais sustentáveis para o nosso planeta, tais como:

Consumo Responsável

Em geral, a melhor maneira de ajudar é controlar o consumo, especialmente de coisas não essenciais, como produtos de uso único ou descartáveis. Tenta evitar comprar em excesso e opta por artigos em segunda mão como a roupa.

No teu dia-a-dia podes utilizar sacos de compras reutilizáveis, reduzir o teu consumo de carne e dar preferência a produtos locais, de forma a teres um impacto mais positivo com o teu consumo.

Reduzir desperdício de água

Na cozinha, podes poupar água a lavar a loiça, ao desligares a torneira quando não estás a usar, ou usar a máquina de lavar a loiça. Enquanto a água do banho aquece, não a desperdices, recolhe-a para usares mais tarde para cozinhar, lavar o chão ou regar plantas.

Poupar energia

Não deixes os teus eletrodomésticos em stand-by. Mesmo não estando ligados, estão a consumir energia sem necessidade. Utiliza o mesmo princípio para carregadores ligados à tomada. Quando não precisares de usar, desliga-os.

Evita deixar as luzes ligadas em divisões que não estejas a utilizar e durante o dia aproveita a luz solar ao máximo.

Casa mais eficiente

Quando comprares novos eletrodomésticos, toma atenção à classe de eficiência energética. Escolhe um aparelho com classe superior, para garantires um consumo de electricidade mais controlado.

Existem muito mais coisas que podemos fazer para tornar a nossa casa mais eficiente tais como substituir o autoclismo, chuveiro e torneiras por equipamentos mais eficientes.

Não sabes quais os equipamentos mais eficientes e precisas de ajuda a instalá-los? Temos uma categoria na app OSCAR dedicada à eficiência energética.