â­  Voltar

🚰 Torneira a pingar?

Post image cap

1 de Novembro de 2022

Quantas vezes não ficámos acordados durante a noite, com uma torneira a pingar de fundo a manter-nos despertos. Além de ser incomodativo, ter uma torneira a pingar representa um grande gasto de água desnecessário, que sai bastante caro para ti e para o ambiente. Por isso deixamos-te estas dicas para consertar uma torneira a pingar.

Fechar a água

O primeiro passo é fechar a torneira de fornecimento de água. No caso das torneiras de lavatório, existe uma válvula de isolamento, por baixo, onde podes fechar a torneira sem cortar o abastecimento da água. Podes precisar de fechar o abastecimento de toda a divisão. Depois basta abrir a torneira, para garantir que a conexão foi bem interrompida.

Retirar a tampa e manípulo

Começa por retirar a tampa da torneira, que muitas vezes está ligada ao manípulo para que possam ser retirados em conjunto. Se não conseguires abrir a tampa com a mão, usa uma chave de fendas ou faca para ajudar a levantar a tampa. De seguida, retira o manípulo e parafuso que o prende.

Substituir porca e castelo

Muitas vezes é aqui que está o problema. O castelo desgasta-se e provoca uma fuga de água que mantém a torneira a pingar. Também pode acontecer por desgaste no anel de borracha que protege a válvula. Basta retirar o castelo, eixo e borracha e substituir os componentes danificados.

Arrumação

Dispõe todos os componentes da torneira que fores desmontando na ordem em que os retiras. Assim, mais tarde, consegues identificar a ordem de todos os elementos que precisas de colocar novamente na torneira. Assim não sobram parafusos no final do trabalho!

Testar

Volta a montar a torneira, seguindo a ordem dos componentes alinhados. No final, volta a abrir a conexão de abastecimento de água e testa se tudo está a funcionar normalmente. Se depois de substituíres os componentes o problema persistir, o melhor mesmo é chamar um OSCAR.

Não deixes que uma torneira a pingar te deixe sem pregar olho! Com a app OSCAR, chamas um técnico até tua casa que vai diagnosticar e resolver o teu problema em pouco tempo, para que possas voltar a descansar.