â­  Voltar

🧹 4 erros que cometes na limpeza

Post image cap

8 de Junho de 2022

Todos temos hábitos e rotinas de limpeza diferentes que vamos aprendendo através de dicas de familiares e amigos. Mas já paraste para te questionar se estás a limpar a casa da maneira mais correta? Há pequenos hábitos que podem estar a atrapalhar a tua limpeza e que deves evitar. Aqui ficam os 4 erros mais comuns na hora de limpar a casa.

Ordem de limpeza

Esta é uma parte essencial a ter em consideração. Limpar de forma aleatória pode parecer uma boa solução, para despachar pequenas tarefas, mas só te vai atrapalhar. Segue sempre esta regra: de cima para baixo e de dentro para fora. Aplica este truque na limpeza de divisões, começa por limpar vidros, depois mobília, superfícies e por fim o chão. Desta forma, evitas espalhar pó e sujidade em locais que já foram limpos e evitas esquecer-te de limpar alguma parte importante da tua casa.

Falta de organização

Pode parecer chato planear as limpezas, mas o teu “eu” futuro vai agradecer! Ter um plano de ação ajuda a manter o foco. Desta forma, evitas começar a limpar a cozinha e acabar no quarto, sem terminar nenhuma tarefa. Antes de começares, junta todos os materiais que vais precisar no mesmo sítio, para teres tudo à mão. Junta todos os produtos, panos e esponjas num balde e mantém-nos por perto à medida que vais limpando. Também podes utilizar um segundo balde para ires separando os utensílios sujos.

Não trocar de pano

Deves trocar de pano, esponja ou escova conforme as divisões que limpas. Afinal, não faz sentido limpar o pó no quarto com o mesmo pano que usaste na casa de banho. Escolhe um pano para cada divisão, ou superfície se necessário, e junta-os todos. À medida que vais limpando, separa os utensílios sujos dos limpos. No final, enxagua as esponjas e escovas e lava os panos com detergente, de preferência à mão.

Deixar coisas por limpar

Quantas vezes ignoramos o saleiro, uma prateleira ou as maçanetas? Há áreas em que passamos e coisas que usamos várias vezes ao dia sem nos darmos conta e que, consequentemente, se vão sujando mais. Dedica uma atenção especial à torradeira, microondas, torneiras, máquinas de lavar, etc. Existem tantas outras zonas que nos esquecemos de limpar, por isso o melhor é consultares o nosso artigo sobre 7 coisas que te esqueces de limpar.

Limpar a casa é uma tarefa sem fim que se pode tornar demasiado difícil de lidar. Se precisas de ajuda, pede um serviço de limpeza na app OSCAR. Podes escolher entre a limpeza doméstica ou profunda, conforme a tua necessidade e agendar o teu pedido com uma das nossas equipas de limpeza profissionais.