â­  Voltar

💧 Como retirar bolor e humidade das paredes

Post image cap

8 de Novembro de 2022

Este é um problema que afeta muitas casas portuguesas e que pode ser muito incomodativo. Além do aspeto visual, é prejudicial para a saúde dormir num quarto com humidade. Para que este problema não te dificulte a vida, aprende como retirar e evitar manchas de bolor e humidade nas paredes.

Como evitar

Estar atento é essencial. Assim que começares a notar as primeiras manchas de humidade a aparecer, deves agir para combater o problema. Normalmente aparecem em locais quentes e húmidos, como a cozinha e casa de banho, e divisões em que há pouca renovação do ar. Uma boa maneira de evitar humidade é garantir que a casa é arejada regularmente e considerar comprar um extrator ou desumidificador. Além disso, evita deixar roupa ou toalhas molhadas em divisões pouco ventiladas.

Limpeza

Antes de começar a limpar, deves ventilar bem a divisão afetada. De nada adianta limpares uma divisão que se vai manter húmida, porque o problema vai persistir. A altura ideal para limpar as paredes é no verão, porque o tempo mais seco vai permitir uma melhor limpeza. É recomendado usar luvas e máscara de proteção facial, em caso de problemas respiratórios.

Lixívia

Este é um dos produtos mais populares e indicados para retirar a humidade das paredes. Basta diluir a lixívia em 2/3 de água e usar uma escova com cerdas firmes para escovar as manchas ou uma esponja para as molhar, evitando mexer muito para que o bolor não se espalhe. Areja bem a divisão para que seque bem.

Bicarbonato de sódio

Por ter excelentes propriedades tira-nódoas, esta é uma solução excelente para eliminar estas manchas. É natural e muito eficiente. Basta dissolver uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de vinagre branco, borrifar na mancha, deixar atuar durante 10 a 15 minutos e depois retirar com um pano seco.

Álcool ou água oxigenada

Estes são produtos que muito provavelmente já tens em casa e que também te podem ajudar. Mantendo a divisão bem ventilada, borrifa as manchas com álcool (líquido ou em gel) ou água oxigenada e deixa agir entre 10 a 15 minutos. Com uma escova ou esponja, podes esfregar para ajudar a remover a mancha.

Estas dicas de limpeza são úteis, mas não resolvem problemas estruturais de humidade. Para garantires que resolves a situação, chama um profissional para avaliar o que pode ser feito. Pede um serviço de limpeza de parede através da app OSCAR e vais conseguir ter as tuas paredes sem manchas e com muito pouco trabalho!